Esta é a área da fisioterapia mais eficaz para o tratamento de dores na coluna, lesões desportivas, entre outras disfunções. O método consiste em utilizar as mãos para influenciar a capacidade de reparo do organismo e envolve um grupo de técnicas que visam o diagnóstico e o tratamento das disfunções encontradas. 
 
O tratamento afeta propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade e resistência; trata deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões musculoesqueléticas como perda de equilíbrio e movimento; trata dor e permite correção postural. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan, RPG, mobilizações faciais e articulares.
 
Os objetivos básicos gerais das técnicas são: aumentar a flexibilidade de músculos, cápsulas, ligamentos, tendões e nervos; prevenir ou reduzir aderências e inflamações locais; promover melhora na lubrificação e na mobilidade destas estruturas; auxiliar no equilíbrio do sistema nervoso; e como conseqüência aliviar a dor e os sintomas associados.