Agulhamento a seco ou ainda estimulação intramuscular é uma técnica ocidental de acupuntura que utiliza agulhas filiformes ou hipodérmicas como tratamento para dor. Quando a agulha perfura o tecido, fibras neurais são estimuladas e emitem impulsos nervosos de analgesia diminuindo dores agudas e crônicas.
 
Trata-se de uma técnica invasiva que utiliza agulhas sem nenhuma medicação em pontos anatômicos específicos, tendo como principal objetivo o alívio da dor miofascial. Pode ser empregado no tratamento de diversos distúrbios osteomusculares: trigger points ou pontos gatilhos miofasciais, síndrome miofascial, cefaléiatencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares.
 
Quando a agulha de acupuntura causa “micro-rupturas” nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha.


Galeria