LESÃO DE WHIPLASH

popularmente conhecida como “síndrome do chicote”, é bastante frequente após acidentes automobilísticos.

WHIPLASH

A lesão de Whiplash é, popularmente, conhecida como “lesão de chicote” ou “síndrome do chicote” e é bastante frequente após acidentes automobilísticos. Trata-se de uma lesão de estiramento dos músculos e ligamentos do pescoço para além dos limites normais de movimento.

whiplashCAUSAS DA LESÃO DE WHIPLASH

Quando um veículo para de repente, em um acidente ou quando atingido por trás, o cinto de segurança irá manter o corpo da pessoa estático, mas a cabeça segue o movimento brusco para frente e, em seguida, para trás, causando a lesão de whiplash. Esse mecanismo também pode ocorrer em esportes de alto impacto como: futebol americano, boxe, entre outros.

SINTOMAS DA LESÃO DE WHIPLASH

Existe, em muitos casos, dor e rigidez no pescoço durante os primeiros dias após uma lesão de whiplash. A dor também pode ser sentida em grupos musculares próximos: na cabeça, tórax, ombros e braços. A dor de whiplash também pode não aparecer logo após um acidente ou demorar horas para se desenvolver e depois permanecer por vários dias. Os sintomas incluem tonturas, dores de cabeça, dor ou rigidez no pescoço, mandíbula, ombros ou braços.

DIAGNÓSTICO E EXAMES

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades