Os Tipos de Pisada e a Sua Importância

em 29 de março de 2018

Os Tipos de Pisadas

O modo como cada pessoa pisa é determinado pelas características anatômicas daquele ser humano. Entre um dos fatores influentes está o tipo de pé. A ortopedia classifica os pés de três formas: Pé Normal; Pé Plano e Pé Cavo.

1) O Pé Normal é o tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.
2) O Pé Plano também conhecido como pé chato, toca o chão quase que por inteiro e possui um formato reto.
3) Já o Pé Cavo é aquele que tem um arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não toca o chão.

A disposição dos joelhos também influencia na pisada, essa articulação pode possuir alguns desvios classificados de duas maneiras: Joelho valgo, que consiste na aproximação das articulações e no afastamento dos pés, caracterizando as chamadas pernas para dentro. E o joelho varo, que representa o arqueamento das pernas, promovendo a projeção das articulações para fora.

Além do tipo de pé e da disposição dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo são características anatômicas que somadas ao equilíbrio dos músculos específico de cada pessoa fazem com que cada uma delas apresente um determinado tipo de pisada.

As pisadas também são classificadas de três formas: pisada neutrapisada pronada e pisada supinada.

Pisada neutra

Pisada NeutraA pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada, e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.

Pisada pronada

 

Pisada PronadaA Pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Nessa pisada quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos. 50% da população mundial tem essa pisada, que é mais comum em mulheres, pois serve como preparação pra a gravidez.

Pisada supinada

Pisada SupinadaA pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Normalmente pessoas como o pé cavo realizam esse tipo de pisada, sendo uma parcela muito pequena da população mundial, apenas 5%.

Como descobrir qual é a sua pisada?

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um especialista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, é necessário fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria e podoposturologia.

Uma maneira de identificar é avaliando um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:

  • Desgaste Uniforme: Pisada Neutra
  • Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada
  • Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

Para você atleta

tipos-de-pisada_3Se você for um atleta, profissional ou amador, é ainda mais importante que reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis em suas práticas esportivas e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e até na coluna. Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser mais bem distribuído.

Quando nosso pé atinge o chão, durante uma corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, sete a oito vezes o nosso peso do corpo. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A derivação desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos utilizando um tênis adequado.

A aquisição de um calçado específico não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento feito para a sua saúde. Os efeitos em não usar um tênis adequado vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse, e problemas crônicos como as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra.

Deseja saber qual o seu tipo de pisada ou sofre de algum problema relacionado a ela? Na CPX/ITC Vertebral você encontra profissionais especializados, capazes de ajudar você dando um diagnóstico preciso da sua pisada.

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