LOMBALGIA

Causas, Sintomas.

  • LOMBALGIA

A lombalgia não se trata de uma doença, mas sim de um conjunto de sintomas que podem, quando não tratada corretamente, prejudicar permanentemente a qualidade de vida do paciente. Na maioria das vezes, é provocada por má postura e outras práticas não saudáveis.

A lombalgia é um problema que requer atenção pois está atingindo não apenas pessoas idosas, mas também jovens, adolescentes e até crianças.

É muito importante saber diferenciar a lombalgia da simples dor nas costas, para que ela possa ser tratada de maneira adequada. Na lombalgia, a dor se concentra principalmente na coluna lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna. Ela pode se estender ainda para as coxas e para os glúteos.

Existem dois tipos de lombalgia (aguda e crônica), que variam de acordo com o tempo de duração. A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

  • CAUSAS:

São vários os fatores que podem criar traumas repetitivos na região e provocar a dor na coluna lombar. Eles podem se tratar de problemas na postura; esforço excessivo nas atividades físicas, ou para levantar e carregar objetos pesados; deformidades; lesões esportivas; traumas por quedas; fatores emocionais; e inclusive doenças como hérnia de disco, câncer, artrose, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, entre outras.

  • SINTOMAS:

A dor se concentra na região lombar. Mas é possível que a dor se irradie também para o meio das coxas e glúteo.
Tambem pode apresentar os seguintes sintomas:
- Contrações musculares
- Limitação de movimentos dos quadris e pelve
- Incômodo ao caminhar ou realizar outras atividades comuns do dia a dia
- Dificuldade para dormir
- Ansiedade
- Depressão
Os três últimos sintomas estão associados principalmente a casos crônicos.

Se a dor na lombar vier acompanhada de outros desses sintomas e se persistir após 72h, o paciente deve procurar por um especialista em dor.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades