Oclusão X Alterações posturais

Sabia que a posição dos seus dentes tem uma relação direta com a sua postura?

OCLUSÃO X ALTERAÇÕES POSTURAIS

Sabia que a posição dos seus dentes tem uma relação direta com a sua postura?

Oclusão dentária é o nome que se dá ao contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Qualquer alteração nesse mecanismo é chamada de má oclusão dentária que pode trazer danos nas estruturas adjacentes, como dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações, e influenciar diretamente na postura do indivíduo.

Existem três tipos de oclusão dentária:

Classe I: oclusão normal, no qual o arco dentário superior encaixa-se perfeitamente com o arco dentário inferior;

Classe II: o arco dentário superior é maior que o arco inferior, desta forma, parece que o indivíduo não tem queixo, demonstrado na imagem como retropulsão da mandíbula inferior.

Classe III: o arco dentário superior é menor que o inferior, havendo uma grande desproporção entre os arcos, sendo assim o indivíduo parece ter um queixo grande, na imagem está representado com o nome protusão da mandíbula inferior.

Quando qualquer componente corporal é alterado com relação ao padrão considerado normal, o corpo humano, devido ao seu desempenho adaptativo, se modifica para desempenhar tal situação da melhor forma possível, o que, por sua vez, causa as mudanças posturais, portanto, uma má oclusão ou uma disfunção da articulação temporomandibular (articulação responsável pela abertura e fechamento da boca), pode contribuir em alterações mecânicas por todo o corpo, como mostra a imagem abaixo.

Com a má oclusão a posição da cabeça é alterada em relação ao corpo, como conseqüência disso haverá alterações das curvaturas da coluna. Não é difícil imaginar todos os sintomas que daí podem advir.

Por exemplo: pensando na “mastigação”, se existe uma desordem na oclusão, pode acontecer do individuo mastigar mais de um lado do que do outro, dessa forma, algumas musculaturas estarão mais sobrecarregadas unilateralmente, e quando isso acontece as estruturas adjacentes também farão ajustes compensatórios. Tudo passará a funcionar de maneira diferente podendo acarretar desordens no posicionamento do corpo (escolioses - cabeça inclinada, um ombro mais elevado e etc), nos músculos, nas vísceras, nas articulações, na marcha, na visão, dentre outros.

Havendo realmente um desalinhamento dos dentes, vale a pena investir na correção das estruturas e simultaneamente é imprescindível oferecer reorganização dos demais segmentos ligados a este. Sendo assim dois profissionais devem ser consultados nesses casos, o ortodentista e o fisioterapeuta.

O fisioterapeuta ajudará nos ajustes posturais, seja através do RPG, osteopatia, cadeias de Busquet entre outros métodos eficazes, enquanto o dentista promove o alinhamento dentário.
É importante reconhecermos o corpo como um só. Tudo está interligado!

Afinal o objetivo é o equilíbrio das estruturas como um todo promovendo, sobretudo, o que nós da Equipe CPX/ITC VERTEBRAL fazemos questão de oferecer que é o bem estar.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades