Mielopatia

Como Surge, Sintomas, Tratamento

  • MIELOPATIA

O termo Mielopatia é uma forma genérica de denominar as doenças da medula espinhal. O comprometimento da medula e das raízes neurais constitui uma síndrome compressiva que é caracterizada por falta de força e precisão nos movimentos das mãos e desequilíbrio na marcha.

  • COMO SURGE?

É ocasionada por lesões que podem ter causas traumáticas ou ser relacionadas com processos infecciosos ou inflamatórios.

A causa mais comum é espondilose ou artrose cervical, que, por meio da formação de osteófitos, diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral.

A protrusão, a hérnia de disco e espondilolistese são achados comuns que contribuem para o quadro.

O reconhecimento precoce e o tratamento anterior de danos na medula espinhal são fundamentais para bons resultados clínicos.

 

 

  • SINTOMAS FREQUENTES

A mielopatia completa descreve a lesão medular que resulta em nenhuma sensação abaixo de sua origem. Por exemplo, uma pessoa com lesão um pouco acima da cintura não sentiria as pernas, não conseguiria andar, teria perda de controle da bexiga e das funções intestinais e não teria a função sexual.

Na mielopatia incompleta, algumas funções abaixo da lesão medular podem ser afetadas ou parcialmente afetadas. O sintoma mais comum é a presença de dor, rigidez e parestesias de extremidades.

Nos membros superiores, é observado fraqueza e diminuição da destreza manual (dificuldade em manipular objetos).

Nos membros inferiores, é observada instabilidade da marcha, e fraqueza para subir e descer escadas. As alterações na marcha são o mais importante preditor clínico.

  • O TRATAMENTO

Tratamento conservador é a primeira opção e indicado na maioria dos casos, com bons resultados quando a doença é diagnosticada precocemente e há pouco comprometimento funcional.
Tem como objetivo diminuir a dor, reduzindo inflamação da raiz nervosa, bem como melhorar a função do paciente e capacidade para realizar atividades diárias.

A indicação cirúrgica é a opção em caso de insucesso no tratamento conservador, ou quando o paciente está com comprometimento funcional significativo e a doença já em estado avançado.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades