Você pode até não perceber, mas a posição ao dormir interfere, significativamente, na origem de dores em sua coluna vertebral.
Dormir de bruços é a postura menos indicada de todas, mas caso ainda opte por ela, adote alguns cuidados e garanta, assim, mais qualidade de vida!
DORMINDO DE LADO: Esta é a posição mais recomendada pelos fisioterapeutas.Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Nesta posição é recomendado utilizar um apoio na região da cintura e os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro entre eles. Esta não pode ser confundida com a posição de feto, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.
DORMINDO DE COSTAS: O travesseiro deve ser baixo ou médio para apoiar a cabeça, preencher o espaço entre a cervical e a nuca e evitar a hiperflexão do pescoço. É importante também que nesta posição os joelhos estejam semiflexionados e com um travesseiro ou um rolinho embaixo deles, para proporcionar descanso e apoio para a lombar.
DORMINDO DE BRUÇOS: Esta posição não é aconselhada por médicos e especialistas, por prejudicar a coluna cervical e forçar a musculatura do pescoço. Mas se não for possível dormir em outra posição, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
Clique para compartilhar: