ESPONDILOARTROSE

(ARTROSE DA COLUNA)


A artrose é uma enfermidade freqüente, especialmente com o envelhecimento, podendo acometer articulações periféricas, como joelhos, quadris, etc.. mas também as articulações da coluna.

Espondiloartrose ou espondilodiscoartrose é o termo utilizado para se referir à artrose da coluna vertebral. A região lombar e cervical são as áreas comumente afetadas pela espondiloartrose.

Aproximadamente 60% das pessoas com mais de 40 anos têm alguma grau de artrose na coluna lombar, embora nem sempre cause dor.

FATORES DE RISCO:

  • Envelhecimento
  • Obesidade
  • Estresse nas articulações e lesão crônica
  • Gênero: depois dos 45 anos, as mulheres são mais propensas que os homens
  • Deformidades: desalinhamentos de eixo, especialmente escolioses
  • Histórico familiar: predisposição genética é um fator de risco


SINTOMAS:

  • Dor: em região lombar ou cervical, de evolução gradual e crônica, normalmente de baixa intensidade, que vem e vai, embora surtos intermitentes de dor mais intensa sejam comuns. É frequentemente percebida após inatividade prolongada, como ao sair da cama pela manhã. Pode piorar com flexão da coluna, rotação ou levantamento de peso. Repouso deitado pode aliviar transitoriamente. Pode haver dor referida, como dores de cabeça, pescoço, ombros e costas causadas por artrose cervical, e região posterior de coxas provocadas por artrose lombar.
  • Rigidez: coluna rígida e menos flexível, particularmente depois de dormir ou ficar sentado por um longo período de tempo. Algumas pessoas notam que é difícil manter uma boa postura.
  • Crepitações: rangido ou som de estalo ao mobilizar a coluna são sinais de que a cartilagem pode ter se desgastado e não está protegendo as articulações da fricção.
  • Desalinhamentos posturais: a espondiloartrose leva a mudanças físicas que fazem com que as curvas da coluna se tornem mais pronunciadas, fazendo com que uma pessoa pareça encurvada ou retraída.


TRATAMENTO:
A osteoartrite é uma doença degenerativa. Não pode ser revertida, mas o tratamento pode retardar sua progressão, ajudar a controlar a dor e restaurar algumas ou todas as funções normais

Você tem dúvidas sobre esse tema? Quer receber mais matérias como essa?

Realize o cadastro abaixo para receber mais matérias ou ter suas dúvidas esclarecidas pelos nossos especialistas.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades