Fique atento a essa matéria!
Você sabia que o stress pode ser o grande vilão causando dores ao corpo?
Tenta lembrar quando iniciaram as suas dores...Existia algum fator emocional envolvido? Nervosismo, stress, ansiedade, tristeza, medo...
Primeiro é preciso entender que a dor não é nosso inimiga. Ela funciona como um sistema de alarme, informando que algo não está em pleno funcionamento, mostra que algo não está bem.
Sem a dor, nós prejudicaríamos muito mais nosso organismo pelo simples descuido. Imagine as luzes do painel do carro que mostram quando a gasolina chegou na reserva, quando o motor está superaquecido, o óleo baixo, etc. Esse recurso mostra a tempo o que deve ser corrigido antes de nos colocarmos em risco. A dor é o nosso 'sinal luminoso' para prestarmos atenção.
A relação, dor x stress, acontece porque existe comunicação do cérebro com o corpo através do nosso sistema nervoso. E o nosso sistema nervoso é responsivo as questões emocionais. Sendo assim, a parte física e a emocional estão diretamente relacionadas, e uma, afeta diretamente a outra. Somos um sistema único!
Como o estado emocional pode influenciar na saúde?
Na presença do estresse, temos a liberação de hormônios específicos, como por exemplo o cortisol, que em excesso altera o organismo de uma forma geral, aumentando o gasto energético do corpo como um todo, podendo causar: doenças cardiovasculares, problemas intestinais, ganho de peso, enxaqueca, alterações da libido, e do ciclo menstrual, disfuncao erétil irritabilidade, fadiga crônica, os músculos ficam tensos, causando dores específicas. Não sabia disso?
Como essas dores se manifestam?
A região cervical, torácica e principalmente a lombar são as mais afetadas. Isso se dá porque a coluna é responsável pela sustentação do corpo e por isso as costas acabam recebendo uma carga maior em situações de estresse e alterações do emocional.
Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física, essa é uma dica da CPX/ITC Vertebral.
Clique para compartilhar: