O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O ciático estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé. Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.
O que é a dor ciática?
A dor ciática ou ciatalgia pode ser considerada mais um sintoma do que propriamente uma doença em si. Ela é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático.
A frequência da dor no ciático aumenta com o envelhecimento, pois as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo um desgaste com o passar dos anos.
A dor pode instalar-se de forma abrupta ou lenta. É geralmente unilateral, mas pode ocorrer bilateralidade.
Nos casos mais típicos, ela irradia da nádega à região dorso-lateral da coxa, à posterior da coxa ou à anterolateral da coxa. Se chegar abaixo do joelho, sua localização obedecerá à distribuição superficial das raízes sensitivas que acompanham a raiz nervosa afetada.
A dor pode aumentar ao tossir, espirrar ou ao estender o membro inferior, pode acontecer fraqueza nas pernas e também podem surgir sensação de formigamento e perda de sensibilidade nas áreas.
Sintomas do nervo ciático inflamado ou comprimido?
- Dor que irradia da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna
- Aumento da dor na perna com tosse, espirro ou estiramento da coluna
- Diminuição da força muscular
- Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada
- Aumento da dor com a manobra de elevar o membro inferior esticado se o paciente estiver deitado
A CPX é especialista no tratamento NÃO CIRÚRGICO da dor ciática!
Você tem dúvidas sobre esse tema? Quer receber mais matérias como essa?
Realize o cadastro abaixo para receber mais matérias ou ter suas dúvidas esclarecidas pelos nossos especialistas.
Clique para compartilhar: