Atividades físicas como caminhadas, corridas e pedaladas são excelentes para melhorar o condicionamento físico e auxiliar a perda dd peso. Porém, é preciso estar atento a sinais que indicam problemas que podem surgir por conta do sedentarismo, intensidade dos exercícios e despreparo do corpo.
Longos períodos de inatividade física geram no corpo um despreparo para atividade física e é necessário prestar atenção em alguns detalhes quando se decide voltar a se exercitar.
O corpo pode apresentar distúrbios musculares ou ósseos que favorecem o aparecimento de lesões. Pode ser uma limitação nos joelhos, um desvio na coluna, excesso de peso, alterações na pisada, entre outras muitas possibilidades que podem levar o indivíduo a apresentar lesões como: fascite plantar, fratura por estresse, bursites/tendinites nos quadris, canelite, condromalácia patelar, etc.
A intensidade do exercício é outro ponto para se prestar atenção, pois os tendões e músculos precisam passar por um período de adaptação aos exercícios. Caso este tempo não seja respeitado e a pessoa achar que pode aumentar a intensidade da atividade física, pode acabar sofrendo alguma lesão nessas estruturas.
O ideal é ter paciência e iniciar devagar com uma intensidade mais leve e ir aumentando aos poucos, semanalmente.
Por isso é aconselhável consultar-se com fisioterapeutas antes do início da prática esportiva, para que se possa avaliar as atuais condições físicas do indivíduo e traçar um plano de treinamento que aumente as capacidades físicas com menor risco de lesão.
Renove-se! agende uma consulta!
Clique para compartilhar: