Entenda os benefícios e diferenças entre a corrida e a caminhada
Você prefere correr ou caminhar? Na rua ou na esteira?
Vamos dar algumas dicas, explicaremos os benefícios para a saúde e as diferenças entre essas duas modalidades de exercício.
Para quem é sedentário e está começando a fazer atividade física, a melhor opção é a caminhada leve.
Sente Dor? Tem Hipertensão? Você também deve optar pela caminhada. A caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão.
A corrida, inicialmente, deve ser evitada pois oferece maior instabilidade dos movimentos e pode agravar as lesões.
Porém, com o passar do tempo, os sedentários que começam pela caminhada já podem se arriscar aos poucos na corrida, aumentando a velocidade gradativamente até encontrar o nível mais confortável. Se ainda faltar condicionamento físico, é melhor caminhar mais tempo do que correr. Além disso, A escolha ente CORRIDA E CAMINHADA depende também de alguns fatores: se a intenção é apenas ser uma pessoa mais ativa, a caminhada simples e leve já é suficiente. No entanto, se o objetivo for emagrecer ou competir, por exemplo, é melhor optar pela corrida.
Outra dicada CPX é inicialmente optar pela ESTEIRA, pois a superfície da esteira é mais macia e, por isso, o risco de lesão é muito menor do que na rua.
Já a corrida de rua pode contribuir mais para uma perda maior de calorias.
Dicas para correr, evitando lesões e melhorar o desempenho:
- Alongamento
- Aquecimento
- Alimentação
- Tênis
A dica principal para quem quer começar a correr é intercalar a corrida com a caminhada, caprichando sempre na respiração, pelo nariz ou pela boca.
Apesar de ajudar a emagrecer, a corrida também exige muito da alimentação já que precisa de energia. Além disso, para melhorar o desempenho, é importante também fazer exercícios para fortalecer a musculatura.
É fundamental escolher o tênis adequado. Para isso, é preciso saber o tipo de pisada de cada um, que pode ser pronada, neutra ou supinada, aqui na CPX realizamos 02 tipos de análise de pisada: A PLANTIGRAFIA e a BAROPODOMETRIA.
Gostaram das dicas CPX? Entra em contato conosco!
Clique para compartilhar: