Depressão e dores musculares

Você sabia que a dor crônica é capaz de levar um indivíduo à depressão?

DEPRESSÃO E DORES MUSCULARES

Você sabia que a dor crônica é capaz de levar um indivíduo à depressão? Há muitos casos de pacientes que comprovam essa informação. E isso se dá através da redução dos mediadores químicos que modulam a dor, como é o caso da serotonina e noradrenalina.

O contrário também pode acontecer: um indivíduo depressivo sofrer com um abalo físico. Fato que é agravado pelas más posturas de flexão de tronco e cabeça e enrolamento de ombros.

Embora estudados de modo incisivo, os mecanismos pelos quais ocorre a interação entre a mente e o corpo ainda não são totalmente compreendidos, mas há evidências recentes de grande relevância clínica: é comprovada a piora do quadro clínico de diversas patologias em indivíduos depressivos ou mesmo o surgimento de dores inespecíficas de pessoas com forte abalo emocional, como tristeza, stress ou ansiedade, por exemplo.

São estes fatores associados que contribuem para uma significativa perda da qualidade de vida da pessoa, comprometendo o bom rendimento em atividades diárias e profissionais ou de convivência em sociedade. Daí a importância da prática regular de exercícios físicos, o consumo de alimentos saudáveis e a prevenção/tratamento das patologias.

Conheça o ITC Vertebral em Salvador. Agende sua avaliação pelo (71)3508-5143 ou pelo Whatsapp (71)99103-7554.


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades