LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

A liberação miofascial é uma técnica de estiramento utilizada por terapeutas manuais com a intenção de "soltar" e relaxar a fáscia muscular, que é uma camada fina de tecido que reveste todos os músculos do nosso corpo. O terapeuta necessita da interação com o paciente, pois através dele o terapeuta determinará qual a duração e força será necessário na manobra.

Enquanto o terapeuta realiza a liberação miofascial, é necessário que ele perceba pelo toque a tensão que existe no músculo e fáscia do paciente, para que não realize manobras demasiadas em locais desnecessários. A percepção de tônus muscular, fisionomia, respiração e outros comportamentos do paciente é muito importante para continuar realizando a conduta terapêutica.

Com a realização da técnica, o terapeuta começará e deverá reconhecer as possíveis restrições que aquela determinada unidade miofascial possui, fazendo com que volte a sua homeostase natural e previna futuras lesões musculares. Quando localizado, o terapeuta irá realizar a manobra no local, que normalmente é com uma pressão forte, lento e profundo.

Esta técnica pode ser utilizada através de instrumentos como: agulhas, ventosas, aparelhos de percussão, rolos, bolas, IASTM e etc.

O objetivo da liberação miofascial é ter uma melhor interação entre a fáscia e músculo, criando uma mobilidade melhor do músculo tratado, previnir lesões musculares, aumentar o suporte sanguíneo, recuperação muscular mais rápida e diminuição de dores.

Uma grande novidade é que a CPX, juntamente com os fisioterapeutas @caioventurafisio e @marlosalexfisio estaremos passando nosso conhecimento e vivencia clínica dessa excelente técnica no curso de Abordagem Integrada do Sistema Miofascial que acontecerá nos dias 14 e 15 de março em Salvador.

O conteúdo programático esta imperdível.

Não fique de fora!

Informações pelo Whatsapp (71)99103-7554


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades