Contração involuntária do músculo, que causa dor aguda na região e dificuldade para se movimentar

em 28 de junho de 2018

O temido "mau jeito" pode ter sido o motivo pelo qual o nosso lateral-esquerdo, Marcelo, deixou o campo no início do jogo do Brasil contra a Sérvia nesta quarta-feira (27). Logo quando Marcelo abandonou o campo, percebemos que ele levou as mãos às costas e estava com dificuldade para se movimentar, dando sinais de uma possível dor aguda na região, que foi confirmada e diagnosticada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Marcelo teve um espasmo muscular na região das costas.

Segundo o médico ortopedista da CBF, o músculo fez uma ação de contração de forma involuntária, que assemelha-se ao "mau jeito", já que dói muito e assusta quem sente.

COMO ISSO OCORRE?

Ocorre geralmente, em situações em que o cérebro envia dois comandos simultâneos e contraditórios ao músculo em um curto espaço de tempo.
O músculo se contrai para proteger a articulação, como se fosse um aviso para que o movimento seja interrompido. Não dá mais para se mexer. É aí que as pessoas mancam, não conseguem mais rotacionar a coluna, etc.

EXEMPLO 1:

"Suponhamos que você ia chutar a bola, mas chega alguém e corta. O cérebro, então, muda o comando e você deve desistir de chutar."

"São duas ordens quase simultâneas: 'chuta e não chuta'. Essa contradição faz com quê o músculo não fique alinhado à ordem. Isso pode dar o famoso mau jeito e travar tudo"

EXEMPLO 2:

“O exemplo mais clássico de contratura muscular é a contratura no pescoço, ou o torcicolo. É como se fosse um torcicolo, mas nas costas. Nessa região ele não tem um nome específico, como no pescoço, mas é o mesmo processo”

 

TRATAMENTO

Da mesma forma como surge o espasmo, o músculo relaxa e volta a funcionar de forma plena depois de alguns dias. Normalmente são questões simples, mas é possível acelerar o processo através de uma medicação para dor ou relaxante (receitado por um especialista), fisioterapia (como osteopatia, que vem obtendo ótimos resultados no seguimento), e também tratamentos caseiros, como compressas de água morna.
 

DEU "MAU JEITO" NAS COSTAS OU SOFREU ALGUM ESPASMO MUSCULAR? CLIQUE AQUI E MANDE UMA MENSAGEM PARA A GENTE! NÓS PODEMOS AJUDAR VOCÊ!