OSTEOPATIA VISCERAL

TRATAMENTO PARA DISFUNÇÕES NO ESTOMAGO, FÍGADO E OS DEMAIS ÓRGÃOS DO CORPO

OSTEOPATIA NAS DISFUNÇÕES VISCERAIS

Vísceras são todos os órgãos internos do nosso corpo (coração, pulmão, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, intestinos, útero, ovários, próstata e bexiga), que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, envolvidos pela fáscia (tecido fibroso que envolve o corpo por debaixo da pele, circundando cada músculo e grupos musculares, e todas as vísceras, sendo um só tecido, funcionando como uma teia).

O sistema visceral depende da harmonia entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Quando a saúde do corpo vai bem, esta relação harmoniosa mantém-se estável e os movimentos do corpo fluem perfeitamente.

Quando um órgão não pode estar em harmonia com o sistema visceral devido a uma condição anormal, aderências ou deslocamentos, este trabalhará contra os outros órgãos e também contra as estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas.

A questão é: O que fazer para restabelecer essa harmonia no sistema visceral?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina e tem só uma palavra: Osteopatia

 

Você já sabe o que é a osteopatia? Não? Então confira a nossa matéria sobre essa técnica que promete aliviar as dores no corpo clicando no link abaixo:

http://www.corporepx.com.br/noticias/osteopatia-141.aspx

Pronto? Então vamos lá! É hora de entender qual a relação entre essa técnica e as vísceras.

 

OSTEOPATIA VISCERAL

Técnica da osteopatia voltada para o bom funcionamento sistêmico do corpo, ou seja, as relações entre as vísceras, sistema nervoso central e o sistema estrutural, desenvolvido pelo osteopata e fisioterapeuta francês Dr. Jean-Pierre Barral, considerado o pai da manipulação visceral.

Segundo o especialista Dr. Geraldo Magalhães: é muito comum pacientes relatarem dor no ombro e após uma avaliação minuciosa do caso, ter como conclusão que o problema tem ligação direta ou indireta com o estômago ou até mesmo o fígado. Isso se explica devido a estrutura da fáscia, que está distribuída pelo corpo, envolvendo todos os órgãos. Portanto, a fáscia que envolve o estômago ou fígado é a mesma que passa pelo ombro esquerdo ou direito, respectivamente.

As disfunções viscerais podem causar dor referida ao sistema músculo-esquelético, gerada por uma perda de mobilidade, que por sua vez irá influenciar os movimentos fisiológicos do corpo, influenciando negativamente a postura do indivíduo, ou seja, ocorrendo uma perturbação no sistema tônico postural.

 

A OSTEOPATIA VISCERAL É INDICADA PARA:

 

  • Hérnia de hiato;
  • Ptoses viscerais;
  • Intestino preso e refluxo;
  • Distúrbios hepatobiliares (relacionada a fígado);
  • Alterações cardíacas;
  • Distúrbios renais;
  • Alterações do ciclo menstrual;
  • Queda da imunidade;
  • Patologias sistêmicas de origem visceral, entre outras.

 

TRATAMENTO

No tratamento osteopático, o princípio da globalidade é o instrumento primordial de abordagem. A manipulação da fáscia da maneira correta é capaz de harmonizar conjunto de órgãos, combatendo suas disfunções.

Nas técnicas viscerais, o osteopata é capaz de atuar direta ou indiretamente no órgão realizando técnicas oscilatórias, vibratórias, de pressão e/ou de descompressão, melhorando a sua circulação ou seu posicionamento, manipulando a fáscia.

De forma geral são descritas 3 técnicas de correção das disfunções viscerais: direta, indireta e de indução.

Os principais efeitos da manipulação visceral são: eliminação do espasmo reflexo da musculatura lisa do trato visceral; estiramento das fáscias com o fim de liberar as aderências e dar elasticidade e liberdade de movimento.

 

ONDE ENCONTRO O TRATAMENTO?

Em salvador, você encontra um tratamento especializado, realizado por osteopatas na clínica CPX / ITC Vertebral, que fica no Centro Médico Salvador, sala 505, Itaigara. A Avaliação / Consulta deve ser previamente agendada pelo telefone  (71) 3508-5143 ou WhatsApp (71) 99103-7554.

 


Clique para compartilhar:

Galeria


Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades