RELAÇÃO ENTRE DOR NAS COSTAS E A DEPRESSÃO

Em um estudo realizado pela Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, foi descoberto que a dor nas costas pode ser responsável por desencadear doenças como depressão e ansiedade.

Você Sabia Que a Dor Pode Ser Uma Das Causas da Depressão?

causas da depressão

Causas da Depressão

Que a dor gera um incômodo físico e emocional todos sabem, mas, compreender que a dor pode desenvolver uma forte relação com a Depressão, talvez seja novidade.

A dor é um estímulo de alerta natural do nosso organismo e está relacionado a questão da preservação da vida.

É a maneira ou a linguagem que o corpo usa para informar e gerar a consciência de que ele não está indo muito bem e alertar que algo necessita ser feito para sua sobrevivência. Causas da Depressão

O grau de desconforto, a percepção e a consciência da dor é completamente subjetiva e depende de todo o histórico de comportamentos e experiências ao longo da vida do sujeito frente às ameaças reais ou potenciais de estímulos dolorosos.

Causas da Depressão A dor é uma das principais causas de busca por assistência médica nos centros hospitalares e clínicas, e também é uma das condições que causam mais perdas de rendimento e produtividade, assim como a perda do emprego, na sociedade.

causas da depressão
Em um estudo realizado pela Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, foi descoberto que a dor nas costas pode ser responsável por desencadear doenças como depressão e ansiedade. Os pesquisadores coletaram dados sobre a incidência de reclamações em relação à incômodo na coluna de mais de 190 mil pessoas, de 43 países diferentes (inclusive do Brasil).

De acordo com os resultados, 35,1% dos participantes relataram esse tipo de dor e 6,9% deles acreditam sofrerem com o problema de forma crônica. No Brasil, o número de pessoas que sofrem com dores nas costas foi de 52%, bem acima da média obtida na pesquisa.

Porém, os cientistas descobriram que sofrer com dores na coluna deixa as pessoas duas vezes mais propensas a terem doenças como depressão, ansiedade e psicose. Para os que têm dores crônicas, o risco é três vezes maior.

Existem basicamente dois tipos de dor:

  • Dor aguda – aquela que diminui a medida em que a lesão ou ferimento cicatriza ou cura, o que pode ocorrer em poucos dias ou semanas e tem a função de sinalizar a respeito de um dano real ao organismo.
  • Dor crônica é persistente, sua duração vai além do tempo de cura que se espera e não tem relação direta ou necessariamente a um ferimento, por exemplo.

As nossas emoções interferem diretamente na transmissão e na  intensidade da dor, assim como em seus mecanismos. É muito comum o paciente depressivo sinalizar dores pelo corpo, como na cabeça, nas costas, ombros, pescoço. De fato, uma pessoa que sofre com dor crônica pode vir a experimentar uma série de dificuldades e perdas em sua vida laboral, social, familiar, econômica, emocional, etc.

Causas da Depressão E esta condição da perda ou diminuição de sua funcionalidade é que pode vir a desencadear um quadro Depressivo.

Causas da depressão

Em alguns casos, a depressão já está instalada quando o quadro de dor crônica é diagnosticado.

Esta compreensão sugere que há uma relação quase que direta entre as duas, já que uma pode tornar pior a condição da outra.

Ou seja: O transtorno depressivo pode agravar a percepção da dor, assim como a dor, pode favorecer a piora ou surgimento do quadro depressivo.

A Depressão, como já falamos em artigos anteriores, apresenta em casos mais graves o risco de suicídio, mas quando o paciente tem uma condição de dor crônica junto com o Transtorno Depressivo, o índice de tentativas e suicídio podem vir a triplicar.

Ou seja, a chance de uma pessoa cometer ou tentar suicídio aumenta três vezes mais quando há uma condição de dor crônica e depressão relacionada. Causas da Depressão

O aspecto emocional que envolve a dor tem um papel muito importante no que diz respeito a sua capacidade de aumentar a experiência dolorosa do indivíduo.

Sendo assim, as reações emocionais presentes podem vir a aumentar ou diminuir a duração da dor e alterar a percepção desta, assim como influenciar em todo o equilíbrio psicológico do indivíduo, e não somente dele, mas também das pessoas nos ambientes em que convive.

A conclusão do estudo mostra o valor do bem-estar na vida, reforçando a importância de buscar ajuda quando algum tipo de dor permanecer por um longo tempo ou surgir recorrentemente.

Sofre com dor nas costas ou problemas emocionais? Conheça o nosso tratamento com osteopatia, mesa de tração eletrônica, Microfisioterapia e também Barras de Access! Técnicas e ferramentas que podem te ajudar a melhorar os sintomas e ter uma vida livre de dor, com muito mais qualidade!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/noticias/23035-dores-nas-costas-podem-gerar-depressao-e-ansiedade
fonte: 
https://opsicologoonline.com.br/causas-da-depressao/

Causas da Depressão

 


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades